quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A gravidez é todo o período no qual a mulher porta um feto no corpo, desde a concepção até ao parto

Concepção


A concepção (fertilização) é o início da gravidez, quando um óvulo é fertilizado por um espermatozóide. Como parte do ciclo menstrual normal, um óvulo é liberado de um dos ovários aproximadamente 14 dias antes da menstruação seguinte. A liberação do óvulo é denominada ovulação. O óvulo é liberado e conduzido até a extremidade em forma de funil de uma das tubas uterinas, onde a fertilização pode ocorrer, e é transportado até o útero. Quando a fertilização não ocorre, o óvulo degenera e é eliminado do útero juntamente com a menstruação seguinte.

Contudo, quando ele é penetrado por um espermatozóide, o óvulo é fertilizado e começa a crescer, tranformando-se em um embrião após uma série de divisões celulares. Quando mais de um óvulo é liberado e fertilizado, ocorre uma gestação múltipla, normalmente gemelar.
Neste caso, os gêmeos são fraternos. Os gêmeos idênticos são o resultado da separação de um óvulo já fecundado em duas células independentes na primeira vez em que ele se divide. Na ovulação, a camada de muco do colo do útero (a parte inferior do útero que se abre para o interior da vagina) torna-se mais líquida, permitindo que os espermatozóides penetrem no útero mais rapidamente.

Os espermatozóides podem movimentar-se desde a vagina até a extremidade em forma de funil de uma tuba uterina (local onde geralmente ocorre a concepção) em 5 minutos. As células que revestem a tuba uterina facilitam a fertilização e o posterior desenvolvimento do zigoto. O zigoto divide-se repetidas vezes enquanto desloca-se através da tuba uterina e chega ao útero em 3 a 5 dias. No útero, ele transforma-se em blastocisto (uma bola oca de células).



Nenhum comentário:

Postar um comentário